quarta-feira, 25 de março de 2009

INCLUSÃO DIGITAL NO NTECO


NTECO – APOIA A INCLUSÃO DIGITAL


A inclusão social de alunos portadores de necessidades especiais tem encontrado apoio no Núcleo de Tecnologia Educacional “Profª Conceição Oliveira” – NTECO, desde a sua criação em 1998, quando era conhecido como Centro de Informática na Educação - CIED. Nos primórdios da sua criação, o NTECO atuou em parceria com Departamento de Ensino Especial – DESP, da Secretaria Estadual de Educação, no treinamento de professores em informática educativa. Posteriormente, o NTECO incorporou em seu quadro de funcionários, algumas professoras do DESP, que ministraram cursos de informática para os alunos DA matriculados no ensino fundamental da Unidade Escolar “Paulo Ferraz”, onde o NTECO está instalado. “A receptividade deste serviço junto aos alunos e seus familiares geraram interesses de alunos de outras escolas, passando a exigir sua transferência para a U.EPaulo Ferraz”. Então, a coordenação do NTECO decidiu, após consulta e concordância do DESP, levar este serviço à U.E. “Ana Cordeiro”, uma escola exclusiva para alunos com necessidades especiais. Para que isto acontecesse, foi necessário destinar partes dos computadores do NTECO, para a instalação de um laboratório na U.E. “Ana Cordeiro”. Com isto foi possível ampliar o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais.

Naquela época, os computadores eram MSX da gradiente. Um computador construído com um processador Z-80 (Zilog) de 8 bits, com um clock de 3,58Mhz. Seu monitor era um tv em cores, que apresentava o inconveniência das radiações emitidas pelo televisor. Não possui disco rígido. Os dispositivos de armazenamento eram cartuchos de memória ROM e disquetes. Apesar da rusticidade desse equipamento foi possível desenvolver atividades lúdicas de grande valor pedagógico, utilizando-se a linguagem Logo. Os alunos utilizaram os comandos gráficos do Logo, produzindo trabalhos idealizados por eles, dentro de uma proposta pedagógica, onde os alunos assumem o comando do computador, agindo como senhor do processo de construção do seu conhecimento. Durante as atividades, eles mantinham uma boa interação com as professoras e colegas de aula.

Hoje o NTECO passa por várias mudanças. Suas ações estão mais voltadas para a capacitação de professores, mas não esquece os trabalhos realizados pelos alunos DA. A U.E. “Paulo Ferraz” também passou por transformações. Deixou de ser uma escola de ensino fundamental para se transformar em escola de formação técnica – ensino médio. Mesmo assim, continua atendendo os alunos DA, com os quais estamos desenvolvendo as atividades deste curso.


Gonçalo Nunes Barbosa

Um comentário: